segunda-feira, 29 de maio de 2023

Primeiro centro de realidade estendida do Brasil será instalado em Universidade de Curitiba

 

Imagine ter em um único lugar as mais avançadas tecnologias digitais – experiências de realidades aumentada e digital, impressoras 3D, cenário virtual, equipamentos de robótica – para promover a inovação e fomentar o aprendizado. Esse lugar já existe e está em Curitiba: é o primeiro Centro de Realidade Estendida, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Este é o primeiro Centro criado nesse formato em uma universidade do Brasil e será inaugurado em 5 de junho. O prefeito Rafael Greca recebeu o convite do reitor da PUC-PR, Irmão Rogério Renato Mateucci, para conhecer este novo ambiente tecnológico que ocupa uma área de mais de 3 mil m² , instalado no Campus Curitiba, no Prado Velho, e que se alinha ao conceito de estímulo à inovação do Vale do Pinhão

“É um orgulho e um privilégio que Curitiba seja a sede deste Centro de Realidade Estendida criado pela PUC-PR, um modelo que existe em poucos lugares do mundo. Essa iniciativa reforça o perfil pioneiro da nossa capital paranaense e reflete o pensamento de uma cidade inteligente. Temos a felicidade de contar com grandes instituições universitárias que têm papel fundamental na cultura da inovação, atraem empresas, fomentam a economia e contribuiem para a transformação social”, elogiou o prefeito. 

O Centro de Realidade Estendida, instalado no Bloco Amarelo do Campus Curitiba – o mais antigo da instituição – e em parte da Digital Arena, conta com os equipamentos da mais recente tecnologia e se destaca por experiências imersivas desenvolvidas por equipes multidisciplinares dentro da própria universidade.

Este novo ambiente visa aproximar a comunidade acadêmica das novas tecnologias educacionais e promover aprendizados experienciais, explica o pró-reitor de Desenvolvimento Educacional da PUC-PR, Ericson Sávio Falabretti.

“A partir desse espaço, propomos situações que desafiam nossos estudantes, geram memórias, sensações em uma experiência de aprendizagem que  colabora na resolução de problemas e em demandas da sociedade, muito além de apenas oferecer novos equipamentos”, apontou Falabretti.

Studio hollywoodiano

Dentro do Centro, está um studio de captação de movimento em 3D no mesmo molde dos utilizados em produções hollywoodianas na produção de filmes e jogos eletrônicos. Com câmeras de video dispostas em 360° captam os movimentos de atores, para a criação, de computação gráfica, de personagens animados, na mesma tecnologia usada no filme Avatar.

O curso de Medicina já experimenta uma imersão com personagens virtuais, na simulação de entrevistas a pacientes: ao vestir os óculos de realidade aumentada os estudantes entrevistam pacientes virtuais em tempo real, interpretados por um ator, que é visto com aparência e voz diferente a cada interação.

“Temos tudo para tornar a cidade um ovo polo cinematográfico”, contou o coordenador do projeto do Centro de Realidade Estendida, Edson José Rodrigues Justino.

 Os acadêmicos de História terão um filme imersivo sobre o Cerco da Lapa criado neste estúdio, que também terá cenário virtual, com paineis de led, usado como um avanço à técnica do chromakey (a tela de fundo verde). 

Digital twins

A técnica de digital twins (gêmeios digitais –  que replica um objeto físico no mundo virtual para experimentação), está sendo aplicada no curso de Engenharia Elétrica para que os acadêmicos treinem o uso instrumentos de medição nas aulas práticas, com a replicação de osciloscópios e multimetros.

Com o equipamento real em mãos, o estudante veste os óculos de realidade virtual, sobrepondo o digital twin ao real, em uma imersão em que, ao manipular a ferramenta, as instruções de uso são exibidas enquanto manuseia o equipamento.

Em todas as áreas 

Justino explica que o Centro criar soluções tecnológicas para os problemas de aprendizado acadêmicos atuais e que há poucos como este no mundo. “Tem algo similar em Helsinque [Finlândia]. É uma realização desafiadora criamos esse espaço. Queremos que todos nossos cursos tenham ao menos uma experiêcia realizada aqui”, disse.

Na Educação Física, um game de realidade virtual desafia os estudantes a indicar os movimentos corretos em um ambiente de academia; na Agronomia e Bilogia, a realidade virtual em 3D aumentou o tamanho dos insetos para que os acadêmicos estudem os pequenos animais em escala ampliada; no Direito, imersões em cenário de crimes; em Exatas um game sobre funções matemáticas.

O Centro conta ainda com um auditório imersivo, um Workspace, um laboratório de impressão em 3D; duas salas Hands On (mão na massa); uma sala circular para projeções em 360°, salas de apoio e um hall com um café.

A PUC-PR iniciou as experiências em realidade virtual em 2003, com as Mesas de Anatomia. Em 2013, inaugurou a Arena Digital, primeiro espaço digital com tecnologia 4D Full Dome da América Latina.

Universidades e o Vale do Pinhão 

As Universidades são atores importantes do ecossistema de inovação Vale do Pinhão: muito mais que formação para o mercado de trabalho, Universidades e faculdades estimulam a pesquisa e,a busca de soluções, por meio da Ciência, para problemas do dia a dia das pessoas.

Em Curitiba, 373 mil pessoas estão em uma das 55 instituições de Ensino Superior da cidades. A formação acadêmica contribui para a inovação em novos produtos, serviços e soluções para a sociedade e para o desenvolvimento econômico da cidade. 


Créditos: Portal Bem Paraná

 


 

Para fortalecer políticas públicas, Estado lança Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres


 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta segunda-feira (29) um novo programa com foco na defesa e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à população feminina. A Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres percorrerá todas as regiões do Estado para auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias focadas nas mulheres, o que deverá facilitar o acesso delas aos projetos e recursos estaduais para este público.

Segundo o governador, trata-se de uma articulação conjunta do executivo estadual com as prefeituras para ampliar o alcance dos projetos e ações que visam a proteção, mas principalmente a garantia de mais autonomia para as mulheres. “Essa caravana vai percorrer o Paraná inteiro para ajudar os prefeitos a organizarem as suas estruturas municipais, sejam elas secretarias, diretorias ou departamentos e, assim, possam ter acesso facilitado aos diversos programas que o Governo do Estado já desenvolve”, afirmou.

“É um grande pacto em defesa das mulheres, mas além da proteção, queremos possibilitar a independência financeira e o fortalecimento delas, para que tenham cada vez mais espaço no campo profissional, político e em todos os aspectos da vida, fazendo com que o Paraná também seja uma referência para o Brasil na atenção ao público feminino”, acrescentou Ratinho Junior.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial (Semi) e vai percorrer todas as regiões do Paraná para orientar os prefeitos e gestores municipais, conforme explica a secretária Leandre Dal Ponte. “Quem sabe o que a cidade precisa é quem vive nela, então ter um órgão específico de interlocução com o município fortalece as políticas públicas para mulheres, que atualmente ainda são trabalhadas de forma isolada”, afirmou.

De acordo com a secretária, que assumiu a nova pasta estadual há três meses, o sistema de governança local, formado por um órgão específico, por um fundo e conselho municipais, permitirá a desburocratização dos programas, que poderão chegar mais rapidamente às moradoras das cidades. Para isso, o Estado deverá promover capacitações técnicas sobre a organização administrativa e os programas estaduais disponíveis.

“Temos diversos programas voltados para as mulheres nas secretarias estaduais, mas muitos municípios não conhecem ou têm dificuldades de acessá-los. Por isso, vamos capacitar os municípios para que. quando tivermos oportunidade em áreas como habitação, acesso ao crédito, segurança pública e saúde possamos ser facilitadores do acesso aos serviços e recursos”, complementou Leandre.

PROGRAMAÇÃO Ao todo, serão dez encontros realizados com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e demais associações municipais regionais. O primeiro, em Curitiba, aconteceu logo após o lançamento do programa e contou com a presença de representantes dos municípios de três entidades: Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná (Amsulep), Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) e Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).

O presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Pereira dos Santos, informou que os próximos eventos estão marcados para os dias 15 de junho, em Cascavel, e 16 de junho, em Francisco Beltrão. Para ele, a iniciativa propiciará importantes avanços em direitos das mulheres, que compõe mais de metade da população estadual.

“Temos quase 7 milhões de mulheres no Paraná e o Governo do Estado demonstra que tem um compromisso com elas criando uma secretaria estadual e agora com esse pacto para replicar um modelo semelhante nos municípios. Ao final destes encontros, poderemos firmar um grande pacto envolvendo todas as prefeituras em defesa das mulheres”, comentou Santos.

Entre os assuntos em pauta nos encontros, está o papel da Semi no contexto do programa, a discussão sobre um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que estabelece como meta alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Em todas as reuniões, os representantes da Semi também apresentarão modelos de governança de política para mulheres, fornecerão orientações para a criação dos órgãos gestores, em especial a instauração do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a formalização do Fundo Municipal da Mulher. Uma das vantagens da configuração do fundo municipal é a possibilidade de repasse direto de recursos do Estado para as prefeituras.

Um estudo elaborado pela Semi identificou que atualmente 13 municípios paranaenses possuem uma Secretaria da Mulher instalada e outros quatro têm organismos específicos dedicados a estas políticas públicas. No total, 149 municípios possuem um conselho municipal e 64 um fundo municipal dos Direitos da Mulher.

PRESENÇAS – Participaram do lançamento da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o chefe da Casa Militar, Sérgio Vieira; a primeira-dama e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa; os secretários de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; das Cidades, Eduardo Pimentel; da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; a controladora-geral do Estado, Luciana Azevedo; a procuradora-geral do Estado, Letícia Silva; o defensor público-geral do Paraná, André Giamberdino; o deputado federal Aliel Machado; os deputados estaduais Artagão Junior, Alexandre Amaro, Márcia Huçulak, Gilberto Ribeiro, Cloara Pinheiro, Batatinha, Mara Lima e Adriano José; o presidente da Amlipa e prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque; o presidente da Assomec e prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti; o presidente da Amsulep e prefeito da Lapa, Diego Ribas; além de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos de dezenas de municípios paranaenses.

 

Créditos: Agencia Estadual de Notícias / AENPR

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Copel vai investir R$ 170 milhões na rede de transmissão do Paraná


 

A Copel vai investir cerca de R$ 170 milhões em um pacote de obras na rede de transmissão de energia do Paraná. Estão previstas a substituição de transformadores e outros equipamentos em subestações localizadas nas cidades de Londrina, Maringá, Figueira, Ponta Grossa e Curitiba. Em Umuarama, será instalado um transformador adicional, que vai aumentar de 300 para 450 megavolt-ampères (MVA) a capacidade de transformação da subestação e permitirá o reforço da interligação entre as regiões oeste e noroeste do Estado.

As autorizações para o investimento foram concedidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os recursos serão aplicados em instalações da rede básica de transmissão da Copel que operam acima de 230 mil volts (kV) e integram o Sistema Interligado Nacional (SIN) - responsável por transportar a energia elétrica proveniente das usinas geradoras até as redes de distribuição que chegam aos consumidores.

O prazo máximo para conclusão das obras é de 36 meses. Em 2023, a Copel vai trabalhar no detalhamento dos projetos e contratação de empresas para execução. A estimativa é de que as obras mobilizem cerca de 400 trabalhadores em 2024 e 2025.

“Os investimentos constantes na infraestrutura de transmissão de energia garantem as condições necessárias ao fornecimento estável e seguro de energia para as diversas regiões do Paraná, além do intercâmbio energético com outros Estados”, afirma o diretor da Copel Geração e Transmissão, Moacir Carlos Bertol.

“Em 2023, recebemos autorizações da Aneel para projetos que devem absorver quase R$ 205 milhões e proporcionar um aumento na receita anual permitida da Copel de R$ 32,6 milhões”, completa o executivo.

A agência reguladora já havia liberado, no início deste ano, obras que somam R$ 35 milhões, incluindo o seccionamento da linha de energia que conecta as subestações de Cascavel e Salto Osório (230 kV). Esta linha será dividida em duas, com um novo ponto de conexão na subestação Foz do Chopim.

 

Créditos: Agencia Estadual de Notícias / AENPR

Investimento de R$ 131 milhões vai manter ferry boat durante obra da Ponte de Guaratuba


 

A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), promoveu nesta terça-feira (23) a sessão de disputa para contratação de nova empresa operadora da travessia do ferry boat de Guaratuba, no Litoral.

Duas empresas participaram, com uma delas sendo declarada a arrematante, pelo valor negociado de R$ 131.800.000,00. Esta empresa, a Internacional Marítima, agora tem um prazo de três dias úteis para encaminhar ao DER/PR sua proposta de preço detalhada e os documentos exigidos em edital.

A comissão de contratação irá analisar o material e publicar uma decisão, declarando vencedora ou convocando a segunda colocada na sessão de disputa. Caso seja uma declaração de vencedor, terá início o período de três dias úteis para interposição de recurso quanto ao resultado.

O edital prevê serviços e aquisição de materiais para manutenção dos ferry boats, pontes e flutuantes de propriedade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), disponibilização de até três conjuntos de balsa + rebocador (ou ferry boats, além dos três que já estão disponíveis) com capacidade de transporte simultâneo somada de 180 veículos de passeio, estrutura flutuante para manutenção, rebocador para apoio operacional, painel de mensagens variáveis em LED, guindaste móvel sobre pneus, fornecimento de combustível, contratação de toda a mão de obra necessária para a operação, serviços de mergulho e aquisição de demais materiais para serviços correlatos à travessia, entre outros.

Ele estabelece ainda como critérios uma capacidade mínima somada de 360 veículos de passeio simultaneamente, em até seis embarcações, ficando à disposição da empresa os ferry boats do DER/PR. Não poderão ser utilizadas embarcações com capacidade de lotação inferior a 60 veículos, visando garantir a operacionalidade da travessia e evitar formação de filas. O valor máximo da licitação é de R$ 132.198.011,44, calculado com base nos custos da prestação de serviços e fornecimentos de produtos.

De acordo com estudos técnicos e com base em dados históricos, o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos, incluindo pagantes e usuários isentos.

A arrematante atualmente já opera a travessia, porém por meio de contratação emergencial, que deve ser encerrada em agosto.

PONTE DE GUARATUBA – Ao mesmo tempo em que garante o deslocamento de moradores, turistas e usuários na baía, continuam em desenvolvimento os trabalhos na Ponte de Guaratuba. Atualmente estão sendo feitas sondagens subaquáticas, elaborados os relatórios de engenharia dos projetos e os relatórios ambientais visando a obtenção da próxima licença ambiental, a Licença de Instalação.

A ponte terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.

Também estão previstas intervenções nas vias de acesso à ponte. Na margem norte, a PR-412 será alargada para ambos os lados para facilitar o encaixe na ponte, com execução de muros de contenção para proporcionar o desnível necessário entre o pavimento existente e o tabuleiro. Também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.

Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros.

 

Créditos: Agencia Estadual de Notícias / AENPR

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Internet pública gratuita de Curitiba completa dois anos com 172 mil usuários cadastrados


 


A internet pública gratuita de Curitiba completa dois anos neste domingo (21/5) com a marca de 172 mil usuários cadastrados, pessoas que podem acessar o Wi-fi Curitiba de um dos 219 locais da cidade que têm o serviço. Ao todo, a cidade conta com 304 pontos de internet, entre parques, escolas, terminais, Ruas da Cidadania, Liceus de Ofício, Faróis do Saber. Alguns locais têm mais de um ponto de acesso.

“A internet gratuita para todos os cidadãos que quiserem é uma realidade que garante inclusão digital e cidadania à população de Curitiba”, afirma o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira.

Onde tem mais gente acessando a internet de graça

O Wi-fi Curitiba integra a meta de projetos sociais do Contrato de Gestão que a Prefeitura de Curitiba tem com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). Levantamento do Instituto em parceria com a Secretaria mostra que os terminais Cabral, Sítio Cercado, Santa Cândida e Portão são os que têm maior número de acessos.

Dos cerca de 172 mil usuários cadastrados, 58 mil pessoas fizeram 703 mil acessos nos locais de internet gratuita só em 2023. Neste ano, mais de 17 mil fizeram o seu cadastro pela primeira vez.

O acesso ao serviço é feito pelo computador ou celular por meio do e-Cidadão, base única de dados da Prefeitura de Curitiba que permite o cadastro do cidadão que queira acessar o wi-fi gratuito e outros serviços. É importante que cada pessoa inscrita utilize o seu próprio CPF e e-mail. 

 

Créditos: Portal Bem Paraná

Para alavancar turismo ambiental, IAT disponibiliza mapa com Unidades de Conservação


 

Os turistas que planejam prestigiar as belezas naturais no Paraná agora podem contar com uma ferramenta para explorar as rotas turísticas. O Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), lançou neste mês o mapa das Unidades de Conservação (UCs) do Estado. O documento contempla informações sobre as 29 unidades abertas para visitação, com foco no melhor aproveitamento da viagem.

Há, no mapa, o local exato dos complexos ambientais, rotas de como chegar e os pontos com paradas estruturadas para receber visitantes que planejam acampar, seja pelo modelo tradicional de camping (barracas) ou por meio de motorhomes, veículos adaptados para cozinhar e dormir, reproduzindo uma moradia sobre rodas.

De acordo com o planejamento da Diretoria de Patrimônio Natural do IAT, serão ao todo 12 paradas para motorhome espalhadas pelo Estado. Dessas, duas já estão estruturadas para receber os visitantes: no Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais; e no Parque Estadual São Camilo, em Palotina, na região Oeste. Para quem pretende visitar por meio de motorhome, é necessário cadastro prévio, disponível no site do Instituto.

A proposta integra o Programa Parques Paraná e busca valorizar o patrimônio natural do Estado. Propõe alternativas de desenvolvimento do turismo nas Unidades de Conservação e nas regiões ao entorno por meio de ações conjuntas entre os órgãos do Poder Público e parceiros. O Paraná tem atualmente 71UCs, totalizando uma área de 1.250.235,77 hectares de áreas conservadas.

“Com a modernização das formas de gestão é possível integrar a população aos parques sem que existam prejuízos à conservação, preservação e à manutenção da biodiversidade”, destacou o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto. “Além disso, ajuda a fortalecer a tendência mercadológica de práticas de viagens mais conscientes, considerando a redução de impactos negativos na cultura e no meio ambiente”.

Ele explicou que o Parques Paraná está dividido em quatro frentes: Uso Público e Turismo, Paraná Aventura, Parque Escola e Voluntariado. O objetivo é a integração com a população com as áreas verdes do Estado, promovendo a conservação e a educação ambiental de forma ativa.

Veja em detalhes como funcionam os quatro pilares:

USO PÚBLICO E TURISMO – Linha de atuação para a estruturação, qualificação e promoção das Unidades de Conservação, com a participação em eventos técnicos e promocionais. Dentre as ações está a modelagem de delegação de uso que tem como objetivo principal encontrar o instrumento jurídico mais adequado para realização da delegação, seja ela concessão, autorização de uso e gestão compartilhada, dentre outras, e preparar a Unidade de Conservação para o trâmite processual necessário.

PARANÁ AVENTURA – Eixo temático desenvolvido em parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-PR), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e Secretaria de Estado do Turismo (Setu). O objetivo é regulamentar e qualificar a oferta de atividades de turismo de aventura em Unidades de Conservação através da publicação de instrumentos que estejam em consonância com as mais recentes normas de segurança, assim como equipar as unidades com recursos de segurança adequados, capacitar profissionais e normatizar o uso dos espaços corretos pelas empresas de turismo de aventura que tenham as certificações necessárias, priorizando sempre a segurança do visitante.

PARQUE ESCOLA – Em parceria com Secretaria de Estado da Educação (Seed), a intenção é levar alunos da Rede Estadual de Ensino às Unidades de Conservação do Paraná com o objetivo de promover ações educativas com informações sobre os locais; envolver e comprometer os alunos na conservação do patrimônio natural do Estado; proporcionar aos professores e estudantes conhecimento e interpretação ambiental por meio do contato direto com o ambiente natural, cultural e histórico, melhorando a relação do homem com a natureza; e aprimorar, através da experiência vivida, a sensibilização ambiental.

VOLUNTARIADO – Possibilita o ingresso de pessoas para colaborar, voluntariamente, em atividades de manejo e gestão para proteger o patrimônio natural do Estado. Ao atuar como voluntário o indivíduo ou grupo tornam-se agentes transformadores, doando seu tempo e conhecimento em benefício da sociedade, do bem público e em prol da conservação ambiental. Para participar, basta de se cadastrar no IAT.

 

Créditos: Agencia Estadual de Notícias / AENPR

Com contas públicas equilibradas, Paraná se fortalece na vitrine de parcerias internacionais


 

Com as contas públicas em situação de equilíbrio, um 2022 de bom resultado fiscal – o Estado registrou superávit primário de R$ 6,6 bilhões – e nota alta no índice do Tesouro Nacional que mede a Capacidade de Pagamento (CAPAG), o Paraná se posiciona de maneira definitiva no mapa de investimentos e parcerias internacionais.

Apresentar esse cenário e projetos locais para viabilizar novas parcerias foi um dos motivos da missão do governador Carlos Massa Ratinho Junior nos Estados Unidos na semana passada. Ele teve conversas com as diretorias do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além da International Development Finance Corporation (DFC), agência de desenvolvimento externo do governo dos EUA.

O Estado desenvolve esse trabalho há quase uma década e captou, desde 2019, mais de R$ 5 bilhões com bancos nacionais e internacionais porque está bem posicionado no índice do CAPAG, com nota B, resultado da boa gestão fiscal em anos recentes. Apenas estados com A e B conseguem captar parcerias com bancos globais com garantia da União. Esses protocolos também recebem autorização do Senado Federal, que avalia, entre outras coisas, justamente o equilíbrio financeiro de um ente federativo.

Parte dos recursos para esses investimentos é fruto justamente de acordos com o Banco Mundial e o BID, que ajudam o Paraná em grandes projetos, como o Paraná Urbano III, que viabiliza obras urbanas, e o Educação para o Futuro, que permitirá implementar mais ferramentas tecnológicas e ampliar a oferta de educação profissionalizante na rede estadual.

O resultado desse modelo já apareceu nas contas públicas. O Paraná foi o estado da região Sul que mais realizou investimentos em 2022. Com volume de R$ 6,2 bilhões, ficou à frente de Santa Catarina (R$ 5,4 bilhões) e Rio Grande do Sul (R$ 3,4 bilhões), segundo dados do Boletim das Finanças Estaduais, da Secretaria da Fazenda. No âmbito nacional, frente às 27 unidades federativas, apenas de São Paulo, Bahia e Minas Gerais, estados mais populosos, aparecem na frente. Os investimentos cresceram 34,1% na comparação com 2021.

Para continuar essa política, o governador apresentou aos diretores das instituições o Banco de Projetos, criado em 2019, que consistiu em uma política pública de elaboração de grandes projetos para o Estado. O primeiro ciclo de obras que nasceram nele está em andamento ou perto da conclusão, como a revitalização da Orla de Matinhos e a pavimentação em concreto da PRC-280, no Sudoeste.

O Estado também já anunciou investimento de mais R$ 3,4 bilhões para um novo pacote que inclui a duplicação de Matinhos a Praia de Leste, o novo Contorno Sul de Curitiba, o viaduto Catuaí de Maringá, a duplicação da PR-317 em Toledo, entre outras. Atualmente, esse banco tem cerca de R$ 8 bilhões em potenciais obras, que podem ser viabilizadas com novas parcerias. 

"Além dos macro projetos de infraestrutura que vão demandar atração de investimentos privados, como a concessão de 3,3 mil quilômetros de rodovias e a Nova Ferroeste, temos grandes projetos estaduais para outras rodovias e construção de mais moradias e equipamentos públicos visando o desenvolvimento sustentável. Com essa aproximação e as garantias que o Estado consegue apresentar para esses acordos, queremos construir novos financiamentos nos próximos anos", afirmou Ratinho Junior.

CENÁRIO FISCAL – De acordo com o Boletim das Finanças Estaduais, outros resultados positivos nas finanças do Paraná colaboram com a atração desses investimentos. O resultado orçamentário primário, indicador que exclui os gastos com o pagamento de juros da dívida pública, é um grande indicador da saúde fiscal no Paraná. Em 2022, ele foi de R$ 5,6 bilhões, segunda maior soma entre os estados do País.

Mesmo com a frustração de arrecadação decorrente da Lei Complementar 194/2022, publicada em junho de 2022, e que reduziu a alíquota paranaense sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações de 29% para 18%, o Paraná obteve resultado primário positivo por causa da arrecadação do primeiro semestre, impactada pela retomada dos investimentos do setor privado. O Paraná possui a quarta maior economia do Brasil e alcançou, no fim do ano passado, a menor taxa de desemprego da história recente.

“Um resultado orçamentário primário positivo significa que as receitas primárias são maiores do que as despesas primárias, ou seja, há uma economia orçamentária. Isso indica uma situação fiscal saudável, com o governo conseguindo gerar superávit nas suas principais operações. Tal indicador reflete na capacidade do governo em gerar recursos suficientes para cobrir despesas operacionais e investimentos, mantendo esse ciclo de maneira positiva”, disse o secretário estadual da Fazenda, Renê Garcia Junior.

De acordo com ele, a gestão das contas públicas é um diferencial positivo do Paraná, juntamente com a qualidade, a relevância e a sustentabilidade dos projetos reunidos e elaborados pelo Poder Executivo. “Quando o Estado mantém as contas equilibradas, ele aumenta sua capacidade de pagamento e investimentos, o que por sua vez faz crescer sua atratividade aos olhos dos organismos internacionais”, arrematou.

 

Créditos: Agencia Estadual de Notícias / AENPR

Nova iniciativa do Estado, programa Turismo na Escola valoriza as riquezas regionais


Estado lança programa Turismo na Escola para valorizar riquezas regionais, cultura e meio ambiente
Foto: SETU

O Governo do Paraná vai levar o turismo para as salas de aula, a fim de ampliar o conhecimento de professores e alunos sobre a atividade, principalmente em âmbito regional – é o programa Turismo na Escola 2023. O objetivo é que os estudante o valorizem como fonte de riqueza, de preservação da história, da cultura e do meio ambiente. A iniciativa é da Secretaria estadual do Turismo (Setu), com o apoio das Instâncias de Governança de Turismo (IGR).

Haverá capacitação dos professores para que conheçam melhor os principais segmentos turísticos ofertados em suas regiões. O aprendizado chegará aos estudantes como conteúdo transversal, ou seja, que não faz parte da grade oficial. A ideia é inspirar projetos que serão formatados com a participação dos alunos. O programa irá passar pelas 19 regiões turísticas do Paraná.

A primeira capacitação será em Francisco Beltrão, no Sudoeste, na sexta-feira, 26 de maio. Serão capacitados cerca de 140 professores da rede municipal de ensino de outros 16 municípios da região: Ampére; Capanema; Chopinzinho; Clevelândia; Coronel Domingos Soares; Coronel Vivida; Cruzeiro do Iguaçu; Dois Vizinhos; Mangueirinha; Palmas; Salgado Filho; Salto do Lontra; Santa Izabel do Oeste; Santo Antônio do Sudoeste; São Jorge D`Oeste; e Sulina.

“O que pretendemos é criar uma consciência turística nas crianças”, explica o secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes. “Ampliar esse diálogo entre o turismo e a educação, começando pela base, fazendo com que os estudantes conheçam a região turística onde residem, cresçam com essa consciência e sejam disseminadores do conhecimento”.

De acordo com o diretor de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo da Setu, Marcelo Martini, iniciar projetos vinculados às escolas criará um vinculo do cidadão com esse patrimônio. “O trabalho será feito no sentido de despertar esse compromisso, preparar os jovens para receber bem o turista, com foco no lado profissional e, também, como fonte de conhecimento”, disse.

PARCERIAS – A proposta do Turismo na Escola foi apresentada pela IGR Vales do Iguaçu e a Setu abraçou a ideia, considerando as iniciativas em andamento na pasta, que trabalha novas políticas públicas e parcerias para o desenvolvimento do setor. A capacitação será ministrada pela turismóloga Alessandra Xavier e pela coordenadora de Qualificação do Turismo, Leticia Tonetto, ambas da Diretoria de Gestão da Sustentabilidade e Qualificação do Turismo da Setu.

Elisandra Gessi, coordenadora de turismo da IGR Vales do Iguaçu, conta que a ideia de fazer essa capacitação junto às escolas atende aos princípios da instituição, que foca no compromisso de auxiliar os municípios no processo de crescimento sustentável do turismo. “A educação é o alicerce dessa construção. O olhar para o turismo como alternativa de preservação de cultura, oportunidade de emprego e renda e de conservação do meio ambiente precisa ser nutrido na população e deve ser na base”, afirmou.

Não é a primeira vez que as Instâncias de Governança de Turismo sinalizam para a educação, com foco nas gerações futuras. Em 2022, a Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná/IGR Vales do Iguaçu, com apoio do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), da Cresol e prefeituras, desenhou uma proposta semelhante e levou para Ampére/PR.

A iniciativa resultou em 12 projetos elaborados por professores e alunos nas áreas de turismo de gastronomia, negócios, rural, religioso, cultura, esporte, além de imagens que inspiraram o Programa Turismo na Escola 2023.

A meta do Programa Turismo na Escola 2023 é aportar o setor para o ambiente educacional e fazer com que o estudante da rede municipal de ensino compreenda a importância da preservação do patrimônio ambiental e histórico da cidade. “Vamos incentivar os alunos para que conheçam a cultura e paisagens do lugar onde vivem. Só cuidamos do que de fato conhecemos”, disse Letícia.

Para a turismóloga Alessandra Xavier, os paranaenses precisam valorizar o que têm de atrativo nas suas cidades, a história, cultura e áreas naturais. “É dar outro olhar para aquilo que já conhecem”. Segundo ela, com a capacitação, professores serão apresentados aos conceitos de diferentes segmentos turísticos. “A prática tem o município como campo de pesquisa, envolvendo a comunidade escolar, estudantes e sociedade em geral”, finalizou.

 

Créditos: Agencia Estadual de Notícias / AENPR

 

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Projeto Mulheres do Café do Norte Pioneiro completa dez anos e impulsiona protagonismo feminino


 

O projeto Mulheres do Café do Norte Pioneiro completa uma década de existência neste ano. Coordenado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), ele nasceu em maio de 2013 para incentivar as mulheres cafeicultoras da região a produzirem cafés especiais, que possuem maior valor comercial do que os tradicionais.

No início de maio as famílias das cafeicultoras que integram o projeto participaram do Encontro das Mulheres do Café, em Pinhalão. Além de comemorarem as conquistas do projeto, passaram por capacitações técnicas. Estes eventos são sempre uma oportunidade para atualizá-las sobre as novidades técnicas, além de valorizar o trabalho feminino, que nos últimos anos vem conquistando um destaque impensável até alguns anos atrás.

Para Cíntia Mara Lopes de Souza, extensionista do IDR-Paraná de Pinhalão e coordenadora do projeto, a metodologia usada nesse trabalho – com reuniões técnicas e discussões sobre desenvolvimento pessoal – contribui para a nova postura das produtoras paranaenses.

“Acredito que o projeto deu visibilidade ao trabalho que as mulheres já vinham fazendo com o café. Elas conquistaram o reconhecimento da sua importância para a cafeicultura não só entre os familiares, como também junto aos segmentos que comercializam café. Algumas famílias ingressaram na produção de café de qualidade justamente a partir do projeto”, explicou.

Um resultado direto do trabalho das cafeicultoras é o sucesso em concursos de qualidade. Desde 2015 elas estão entre as principais colocadas em premiações nacionais e estaduais. Atualmente, representam 50% das inscrições do concurso Café Qualidade Paraná do Norte Pioneiro.

Além de valorizar o trabalho feminino, as premiações despertaram a atenção dos compradores. “A partir da visibilidade dos concursos, os compradores foram atraídos para a região do Norte Pioneiro. Hoje as cafeicultoras conseguem estabelecer relações comerciais mais justas com torrefadoras, cafeterias e exportadoras de café. Antes, o que se ouvia dizer era que o Paraná não tinha café de qualidade, o que mudou com as premiações dos concursos”, afirmou Cíntia.

A cada ano, ao fim da safra, as mulheres também participam do Cup das Mulheres do Café, uma premiação dirigida exclusivamente às participantes do projeto. Neste caso, são formados pequenos lotes, de 30 kg a 120 kg, apresentando ao mercado cafés com características particulares. É mais uma forma de dar destaque à produção do Norte Pioneiro. Esse empreendedorismo feminino ganhou força com o projeto – já existem 11 marcas próprias de café na região Norte Pioneiro.

AUTONOMIA – A autonomia das mulheres já ultrapassou os limites do projeto e da cafeicultura, segundo Cíntia Mara. “Hoje elas se destacam pela liderança no projeto e em outros grupos como conselhos, associações e sindicatos. Elas se comunicam melhor, conseguem liderar negociações com facilidade”, lembrou a extensionista. Cíntia acrescenta que essa postura é um reflexo da metodologia do projeto que dá confiança às mulheres, melhora sua autoestima, empodera e fortalece o grupo.

As mulheres que participam do projeto têm, em média, 3,5 hectares plantados com café. Há uma grande diversidade de plantios: de cafezais antigos a outros que foram recuperados ou renovados. Em todas as etapas elas contam com a assistência técnica dos extensionistas do IDR-Paraná, que acompanham as propriedades com visitas individuais periódicas para tratar de assuntos como adubação, controle de pragas e doenças, pré-colheita e colheita do café.

Também participam de reuniões do grupo a cada dois meses. Treze extensionistas, entre agrônomos e técnicos agrícolas, dão o suporte técnico. Além disso, quatro extensionistas da área social acompanham as produtoras para que possam participar do trabalho de desenvolvimento pessoal.

Em 2019, as cafeicultoras formalizaram a criação da Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro (Amucafé), que conta com 100 associadas. A instituição já recebeu menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelo trabalho que desenvolve e vem divulgando a imagem dos cafés da região para todo o País.

 

Créditos: Agencia Estadual de Notícias / AENPR

Paraná vai exportar tecnologia de chamada por reconhecimento facial para Portugal


 

O Governo do Paraná, por meio da Celepar e Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), fechou nesta sexta-feira (19), em Portugal, uma parceria com United Internacional Lisbon School (Escola Internacional de Lisboa) para exportar a tecnologia desenvolvida de reconhecimento facial já utilizada nas escolas estaduais paranaenses.

A solução foi desenvolvida pela Celepar e atende 1.667 colégios da rede estadual de ensino. A inovação possibilita que os professores façam a chamada usando o celular, que reconhece os estudantes por biometria facial, substituindo o processo manual e otimizando o tempo das aulas.

Nesta primeira etapa, será implementado um piloto do programa utilizado no Paraná, para que no futuro a tecnologia seja ampliada também para a rede pública de ensino português.

O secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, destaca a importância do Paraná estar na vanguarda tecnológica do Brasil, exportando ideias e gerando credibilidade para o Estado no setor de modernização. “Esse é um exemplo do que podemos fechar de parcerias entre o Governo do Paraná com outros países. Exportar tecnologia gera reconhecimento internacional”, afirma.

O presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, explica que a ideia também é ampliar a exportação de inovações para ganhar espaço no mercado europeu. “Vamos usar Portugal como uma porta de entrada na Europa para que na sequência isso possa ser vendido para outros mercados. A grande diferença dessa missão em Portugal é que geralmente nós vamos para aprender. Desta vez, nós viemos exportar a tecnologia”, completa.

A Escola Internacional de Lisboa é conhecida por sua ênfase em projetos de inovação, que visam desenvolver habilidades criativas e colaborativas. A diretora-geral da instituição, Teresa Monteiro, destacou a parceria com o Paraná. “Para nós é importante termos parcerias com várias entidades para desenvolvermos a educação do futuro. Esta parceria com a Celepar é um passo neste sentido”, afirma.

MISSÃO PORTUGAL – O Governo do Paraná encerra a viagem por Portugal com parcerias concretizadas e um rico intercâmbio no setor de inovação. “Agora estamos muito mais próximos de Portugal para importar e exportar tecnologias. As portas de abrem ainda mais para o Paraná, que é o Estado mais inovador do Brasil”, afirma Marcelo Rangel.

No balanço da missão, foram assinados acordo com o fundo de investimento Portugal Ventures para prospecção de startups paranaenses e com o Tagus Park, maior parque de ciência e tecnologia de Portugal, para replicar “a cidade do conhecimento” em Curitiba. A comitiva também conheceu os modelos para replicar no Estado do Hub Creativo do Beato, que é um centro de convivência para startups e grandes empresas, e da Agência Nacional de Inovação (ANI), entidade que articula as universidades e empresas para desenvolvimento de novas tecnologias.

RECONHECIMENTO FACIAL – A tecnologia de reconhecimento facial começou a ser implantada no início desse ano letivo, com o cadastro de fotos dos alunos pelo aplicativo Escola Paraná. Após essa etapa, a chamada em sala é feita por meio do aplicativo Escola Paraná Professores ou pelo Registro de Classe Online (RCO), que é acessado em um navegador de internet, ambos desenvolvidos pela Celepar. A tecnologia segue padrões e leis de privacidade, através de sistemas de segurança por criptografia.

Os professores podem tirar até quatro fotos da turma, e a presença é concedida de forma cumulativa para cada registro fotográfico, apresentando o número de estudantes reconhecidos em cada foto. A lista de presença completa então aparece na tela e o professor pode fazer ajustes manuais caso algum estudante não tenha sido reconhecido.

 

Créditos: Agencia Estadual de Notícias / AENPR

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Recinto das harpias retorna ao circuito turístico do Refúgio Biológico da Itaipu


 

“Nunca tinha visto uma ave desse tamanho”, espantou-se a estudante Júlia Barbosa Nicolau, de 8 anos, ao se deparar com uma das dez harpias (Harpia harpyja) expostas no circuito turístico do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), mantido pela Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).

Aluna da Escola Municipal Professor Benedicto João Cordeiro, no Jardim Tarobá, Júlia integrou um dos primeiros grupos de visitantes que passaram pelo novo recinto das harpias do RBV. O espaço, com cerca de 800 metros quadrados e 10 metros de altura, estava fechado havia cerca de um ano para reforma e foi reaberto nesta quinta-feira (4).

Os dez animais soltos no local (de um total de 32 do plantel da Itaipu) são jovens, com menos de cinco anos de idade, mas com tamanho de adultos – exemplares da espécie podem chegar a um metro de altura e dois de envergadura. É considerada a ave de rapina mais forte do mundo.

“Escolhemos as harpias mais jovens porque queremos estudar o seu comportamento e verificar em qual momento eles formam casais”, explicou o biólogo Marcos de Oliveira, da Divisão de Áreas Protegidas de Itaipu.

Os animais ganharam mais poleiros (para melhorar a ocupação do espaço), dois ninhos artificiais e cascata para banho, entre outras benfeitorias. Um deles ganhou também um dispositivo de monitoramento com GPS. A reforma do local foi feita com apoio das divisões de Infraestrutura e Manutenção e de Planejamento de Infraestrutura, ambas da Diretoria de Coordenação da Itaipu.

Segundo Marcos de Oliveira, ter um espaço adequado é importante para que as harpias desenvolvam comportamento de socialização e criem musculatura de voo, essenciais para a fase reprodutiva. Adicionalmente, a exposição no circuito turístico contribui para a divulgação do projeto, a conscientização ambiental e a necessidade da preservação da espécie, ameaçada de extinção na Mata Atlântica.

Desde 2009, já nasceram no Refúgio da Itaipu 56 filhotes da espécie, muitos encaminhados para instituições de pesquisa do Brasil e do exterior – como França e Alemanha. Trata-se do maior programa de reprodução de harpias do mundo e o único no Brasil com reprodução continuada. A ideia é criar condições para que, em até cinco anos, os animais possam ser reinseridos na natureza.

Impulso ao turismo

Marcelo Giongo, gerente operacional do Complexo Turístico Itaipu (CTI), disse acreditar que o retorno do recinto das harpias ao circuito deva impulsionar a visitação ao Refúgio Biológico. O espaço recebe quatro visitas diárias, duas pela manhã e duas à tarde. “As pessoas sempre perguntavam onde estavam as harpias. E toda vez que temos novidade no Refúgio a procura de turistas aumenta”, afirma, citando como exemplo os filhotes de onça-pintada nascidos no final de 2022 e, hoje, uma das principais atrações do circuito.

Aluna do Colégio Agrícola de Francisco Beltrão, Nicole Bueno visitou o Refúgio pela primeira vez na manhã desta quinta-feira e teve a sorte de acompanhar a reabertura do recinto das harpias. “Achei interessante principalmente o fato de a harpia ser uma ave monogâmica, difícil de se reproduzir. E que o Refúgio concentra um grande número desses animais. Não conhecia o projeto e achei muito lindo, surreal.”

 

Créditos: Portal Bem Paraná

 

 

Puxadas pela soja e frango, exportações paranaenses têm melhor 1º quadrimestre da história


 

A balança comercial internacional do Paraná registrou o melhor desempenho dos quatro primeiros meses do ano da sua história. As exportações somaram cerca de US$ 7,3 bilhões no período, resultado 11,2% acima do primeiro quadrimestre de 2022 (US$ 6,5 bilhões) e o mais alto índice da série histórica analisada pela Secretaria de Comércio Exterior, do Governo Federal (Secex) desde 1997.

O recorde de desempenho paranaense foi puxado, sobretudo, pelas exportações de carne de frango, com US$ 1,3 bilhão de exportações acumuladas no ano, o equivalente a 17,6% do total. A soja também tem um grande peso na balança comercial do Estado, com 16,5% do valor total das vendas no caso dos grãos (US$ 1,2 bilhão), 7,4% no farelo (US$ 536 milhões) e 3,8% no óleo (US$ 276 milhões).

Em valores proporcionais, a maior alta entre 2022 e 2023 foi registrada nas exportações de cereais, que passaram de US$ 135,5 milhões para US$ 450,3 milhões, um crescimento de mais de 232% entre os quadrimestres analisados, fazendo com que o produto passasse de 2,1% para 6,2% das vendas paranaenses ao mercado internacional.

O desempenho na exportação de máquinas e aparelhos de terraplanagem e perfuração, com 81,9% de aumento (US$ 110 milhões), seguido por veículos de carga (47,8% de aumento, chegando a US$ 131 milhões) e produtos químicos (46,5% de aumento, chegando a US$ 91,4 milhões), também contribuíram consideravelmente com o resultado inédito do Paraná.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado, a aceleração das exportações do Estado já era prevista, considerando o presente ritmo de escoamento da produção agrícola. “Além disso, o Paraná vem registrando aumento considerável das exportações de vários bens manufaturados, como os automóveis, o que evidencia a diversificação produtiva do Estado”, afirma.

MERCADOS CONSUMIDORES – Neste ano, os produtos fabricados no Paraná chegaram aos mercados de 175 países. Entre os principais destinos da produção paranaense, a China lidera com folga, com mais de US$ 1,5 bilhão no 1º quadrimestre do ano, o que representa uma variação positiva de 7,1% em relação a 2022. Na sequência, aparecem Argentina (US$ 502 milhões), Estados Unidos (US$ 443 milhões) e México (US$ 311 milhões).

Com um crescimento de 146% nas exportações nos quatro primeiros meses de 2023, a maior alta proporcional entre os maiores compradores, o Japão figura na quinta colocação, com US$ 279,3 milhões em vendas.

Não à toa, o país asiático foi um dos destinos da missão internacional do Governo do Estado em março, quando a equipe, liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior cumpriu uma série de encontros bilaterais buscando a abertura de novos mercados para a carne paraense e o fortalecimento de parcerias na educação, sustentabilidade e novos negócios.

MELHOR ABRIL – A performance em abril de 2023 também foi a melhor para o mês nos 26 anos da série histórica, com um crescimento de 6,7% em relação a abril de 2022, totalizando US$ 2,1 bilhões. Com isso, o Paraná figura como o quarto maior exportador entre os estados brasileiro, representando 7,7% de toda a produção nacional vendida para fora (US$ 27,3 bilhões). No Sul, onde as vendas totalizam US$ 4,7 bilhões, os produtos paranaenses representam 45% da participação, fazendo com que o Estado lidere o comércio internacional na região.

Praticamente um terço das exportações no mês foram de soja em grão, uma variação positiva de 42,4%. No período, US$ 686,6 milhões foram injetados na economia paranaense por causa da produção e venda do grão. Em valores absolutos, também pesaram para o resultado inédito o frango, com US$ 37 milhões a mais exportados, o açúcar (US$ 13 milhões), máquinas, aparelho e instrumentos mecânicos (US$ 10 milhões), produtos químicos (US$ 9,7 milhões) e automóveis (US$ 8,9 milhões).

Em abril de 2023, o Paraná também registrou uma redução de 16% no valor das importações, de US$ 1,76 bilhão para US$ 1,5 bilhão, em produtos adquiridos de 104 países para consumo interno, com destaque para os produtos químicos, petróleo, material de transporte, mecânica e materiais elétricos e eletrônicos. Com isso, o a balança comercial do mês fechou com um saldo de US$ 636 milhões, contribuindo com o superávit anual de US$ 1,3 bilhão.

Confira as tabelas de abril ( AQUI ) e do quadrimestre ( AQUI e AQUI ).

 

Créditos: Agencia Estadual de Notícias / AENPR

Procon-PR notifica distribuidoras para adequação dos preços dos combustíveis


 

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), notificou, nesta quarta-feira (17), onze empresas distribuidoras do Paraná para que comprovem a adequação dos preços dos combustíveis. Essa ação faz parte de uma série de medidas de âmbito estadual após o anúncio da nova política de preços da Petrobras, seguindo a orientação técnica da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça. 

De acordo com a notificação, as empresas que realizam a distribuição de combustíveis no Paraná têm prazo de 20 dias para apresentar documentação comprobatória da adequação de preços. A medida deve garantir que a redução dos preços chegue até o nível do varejo. O Procon vai comparar as notas fiscais e os preços exercidos antes e depois do anúncio, que ocorreu na terça-feira (16).

Também estão previstas operações de fiscalização nos postos de combustíveis por meio dos Procons Municipais e o monitoramento dos preços praticados através do aplicativo Menor Preço, do Nota Paraná, da Secretaria de Estado da Fazenda.

“A nossa intenção é clara e direta, se baixou o preço pelas empresas que produzem os combustíveis, essa redução tem que chegar no bolso do consumidor. O Governo do Estado, seguindo as orientações da Senacon, está trabalhando para garantir a adequação dos preços e evitar abusos nas distribuidoras e nos postos de gasolina”, afirmou Santin Roveda, secretário de Justiça e Cidadania.

“Essa medida beneficia tanto os consumidores, que terão acesso a preços menores nas bombas, quanto os próprios postos de combustível, pois impede que as distribuidoras não realizem a redução dos preços”, explica a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano.

“Muitas vezes, quando há anúncios de redução de preços do combustíveis em decorrência de mudança no cálculo ou de alguma desoneração fiscal, algumas empresas reajustam os preços imediatamente antes da vigência da redução, o que diminui o impacto da mesma tanto para o comerciante quanto para o consumidor”, relata.

POSTOS DE GASOLINA – A Seju orientou o Procon-PR e os Procons Municipais para a realização de fiscalizações para verificação dos preços nos postos de combustíveis. O Procon-PR, responsável por Curitiba, terá duas equipes técnicas realizando presencialmente essa fiscalização e monitorando os preços a partir desta quinta-feira (18). 

A população pode ajudar no monitoramento através da utilização do aplicativo Menor Preço, do Nota Paraná. Ele conta uma aba ‘histórico’, onde os consumidores podem verificar se houve redução de preços dos combustíveis nos postos cadastrados.

“Com o aplicativo a população ao mesmo tempo que evita pagar preços abusivos, ajuda o Estado a monitorar os preços, pois ele funciona de maneira colaborativa. O Governo do Estado está colhendo os frutos de ter investido fortemente em tecnologia e inovação em benefício dos consumidores”, destaca Santin Roveda.

O Menor Preço utiliza o valor registrado nas notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos comerciais, o que traz segurança ao consumidor na hora da compra.

O uso do aplicativo é simples. O consumidor baixa o app no celular, disponível para Android e iOS, e escaneia o código de barras do produto desejado, ou digita o nome do item, e o aplicativo mostra os preços praticados pelos estabelecimentos cadastrados.

 

Créditos: Agencia Estadual de Notícias / AENPR

terça-feira, 16 de maio de 2023

Junta Comercial e Associação dos Municípios discutem ampliar desburocratização no Paraná


 

A Junta Comercial do Paraná e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) estão dialogando para formalizar a participação dos 399 municípios do Estado nos programas Empresa Fácil-PR e Descomplica Paraná. Eles desburocratizam e facilitam a abertura de novos negócios e a obtenção de alvarás de funcionamento de empresas. Também participam dessa articulação a Casa Civil e as secretarias de Indústria, Comércio e Serviços e do Planejamento.

O Empresa Fácil-PR é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso. O Descomplica Paraná, implementado em 2019, visa o desenvolvimento de mecanismos para desburocratização para abertura de empresas e emissão de licenças e alvarás.

Um dos pontos importantes é a automatização da consulta prévia feita pela futura empresa para averiguar a viabilidade de localização do novo empreendimento. Alguns municípios já adotam essa sistemática, como Curitiba, onde o empresário leva apenas alguns minutos para obter a consulta prévia. A previsão é de expandir a adesão gradativamente e alcançar todas as cidades.

A participação dos municípios é fundamental para melhorar ainda mais a agilidade na abertura de empresas do Estado. A Junta Comercial viabiliza a abertura em apenas 11 horas e 16 minutos no Paraná, um recorde alcançado em abril. Também é o menor tempo do País em relação à quantidade de solicitações.

“Essas mudanças são essenciais para o avanço do sistema. Essas melhorias envolvem órgãos licenciadores, como Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Água e Terra e as prefeituras. Se conseguirmos a automatização desses processos, nós poderemos ter empresas abertas em menos de seis horas”, diz o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni. 

O presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, diz que a instituição vai ajudar como puder na redução da burocratização. A ideia é incentivar a adesão das prefeituras. “Todo mundo ganha com isso, com a geração de mais negócios, empregos e renda nos nossos municípios”, afirma.

 

Créditos: Agencia Estadual de Noticias / AENPR

Curitiba participa de programa nacional voltado ao turismo inteligente


 

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quarta-feira (10) do evento que confirmou a participação de Curitiba e outras 11 cidades do País no Programa Turismo Futuro Brasil. A iniciativa, coordenada pelo Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), prevê assessoria personalizada focada na melhoria da gestão do turismo e na estrutura disponível aos visitantes.

A capital paranaense e demais cidades escolhidas (Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Bombinhas-SC, Bonito-MS, Ilhabela-SP, Novo Airão-AM, Paraty-RJ, Penedo-AL, Pirenópolis-GO, Recife-PE e São Luís-MA) receberão apoio técnico para realizar melhorias de acessibilidade, acesso à internet em pontos estratégicos, facilitação do acesso a informações turísticas, criação de aplicativos de suportes aos visitantes, entre outras iniciativas que melhorem a experiência de moradores e turistas.

Piana ressaltou que o setor do turismo é tratado como uma prioridade pelo Governo do Estado. “Quando assumimos a gestão, mudamos o foco da televisão estadual, que passou a se chamar TV Paraná Turismo e focar a sua programação em divulgar os destinos maravilhosos que temos em todas as regiões e era pouco conhecidos”, afirmou. “Também estruturamos diversos aeroportos espalhados pelo Interior, que passaram a operar de forma regular, facilitando o deslocamento entre as cidades”.

“Esse programa de turismo inteligente é uma ideia fantástica e o Estado vai fomentar a gestão e a infraestrutura disponíveis aos turistas, para que eles permaneçam mais tempo nos destinos e contribuam com a economia dos municípios”, concluiu o governador em exercício.

O gerente nacional de Competitividade do Sebrae, Ivan Hussni, defendeu o fortalecimento do segmento para o desenvolvimento sustentável do Brasil. “Curitiba é uma cidade que evoluiu com o turismo inteligente e moderno por reconhecer que essa atividade gera empregos, renda e oportunidades para quem quer empreender, além de ser uma indústria limpa, voltada para as pessoas”, declarou.

Para fazer parte dos Destinos Inteligentes o município precisa se esforçar para resolver problemas divididos em nove eixos de atuação: governança, sustentabilidade, inovação, tecnologia, marketing, criatividade, mobilidade, segurança e acessibilidade.

Em seu discurso, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, lembrou algumas iniciativas que já estão em andamento pela administração municipal com o suporte dos parceiros institucionais. “Temos áudio guia na Torre Panorâmica da Telepar, ampliamos a oferta de wi-fi no Centro Histórico, Mercado Municipal e para todas as escolas municipais, Faróis do Saber e nos parques da cidade, e estamos desenvolvendo o aplicativo Curitiba Tour para guiar os visitantes pela cidade”, disse.

Entre outras ações em execução, estão trabalhos de melhoria na Linha Turismo; a implantação da chamada vitrine digital da Feira do Largo da Ordem; obras de acessibilidade das ruas do Centro Histórico; implantação da Muralha Digital de segurança pública; e a realização de eventos temáticos como o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais.

Além da Prefeitura de Curitiba, o projeto conta com apoio e acompanhamento do Governo do Estado, Fecomércio, Ministério do Turismo e Instituto Ciudades del Futuro (ICF).

PRÓXIMOS PASSOS – Na quinta-feira (11) e na sexta-feira (12), os coordenadores estaduais de turismo do Sebrae farão uma visita técnica, juntamente com os demais participantes, sobre o modelo DTI Curitiba, das 9h às 17h, percorrendo Mercado Municipal, Fazenda Urbana, Fablab do Cajuru e Jardim Botânico. Na sexta-feira (12), também será realizada uma reunião com o Ecossistema DTI Curitiba, na sede da Fecomércio, momento de integração das cidades participantes e fomento à criação da Rede DTI, troca de experiências e definição de próximos passos.

Segundo o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, o banco atuará diretamente para que as cidades alcancem os objetivos estipulados pelo programa. “A gestão inteligente é essencial para o fortalecimento do turismo de forma sustentável. Ao longo dos próximos meses, nossas equipes estarão engajadas para trabalhar em conjunto com o Ministério do Turismo e também de forma local”, disse.

SEGUNDA FASE – O Paraná tem o maior número de municípios habilitados para a 2ª fase do programa. Uma nova edição do projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) conta com 42 cidades habilitadas, das quais 10 são paranaenses, o maior número entre os estados: Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Pontal do Paraná e São José dos Pinhais.

Ao final do processo, apenas 10 localidades serão selecionados pela comissão, formada por integrantes do Ministério do Turismo, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Sebrae. O anúncio será realizado no dia 7 de junho. A exemplo do que foi firmado com Curitiba, as cidades escolhidas passarão por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores do setor.

PRESENÇAS – Participaram do evento o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; a deputada estadual Márcia Huçulak; e a representante do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt Rangel. Também estiveram presentes prefeitos, secretários municipais e outros representantes das outras 11 cidades que fazem parte do programa.

 

Créditos: Agencia Estadual de Notícias / AENPR

Saúde do trabalhador de Curitiba atinge nota máxima em avaliação do governo federal


 

Curitiba conquistou a pontuação máxima do Programa Qualifica Cerest, com 165 pontos no monitoramento realizado em 2022 pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.

Criado pelo Ministério da Saúde em 2020, o Qualifica Cerest é um instrumento de monitoramento das ações desenvolvidas pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). É composto por indicadores relacionados às ações de vigilância, assistência e educação permanente em saúde do trabalhador.

Para a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, o monitoramento dá subsídios para que os gestores saibam onde é necessário intervir para garantir bem-estar e segurança aos trabalhadores. 

“A pontuação máxima alcançada no monitoramento do Ministério da Saúde mostra que estamos no caminho certo, mas o segredo do sucesso é a vigilância permanente dos indicadores de saúde do trabalhador”, destaca a secretária.

Além da capital paranaense, outros quatro minicípios alcançaram a pontuação máxima: Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo (região leste).

Cerest

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Curitiba é um setor da área de vigilância em saúde da Secretaria Municipal da Saúde.

O objetivo principal do trabalho do Cerest é prevenir e controlar os problemas de saúde coletiva como as mortes, acidentes e doenças relacionados com o trabalho. Com a análise de dados referentes à saúde do trabalhador, é possível elaborar políticas públicas que interfiram na realidade local e reduzam esses índices na cidade.

Metodologia

O monitoramento do Qualifica Cerest leva em conta vários indicadores e dados obtidos em sistemas nacionais de informação, bem como informações registradas em questionário específico, preenchido e enviado ao Ministério da Saúde.

As avaliações são quadrimestrais e englobam as ações desenvolvidas pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador municipais e regionais de todo o Brasil e de seus processos de trabalho.

Essas avaliações têm como base os critérios utilizados no procedimento de cálculo da mensuração da meta de Saúde do Trabalhador do Plano Nacional de Saúde (PNS) – 2020/2023, especificamente o indicador "Percentual de Cerest municipais/regionais com atuação satisfatória".

Critérios

O indicador é composto por nove critérios, cada um deles com fórmulas de cálculo e pontuações específicas. Ao analisar o desempenho dos Cerests, leva-se em consideração aspectos como a efetividade das ações realizadas, o alcance das metas propostas, a integração com outras instâncias do sistema de saúde, entre outros pontos relevantes para a promoção da saúde do trabalhador.

Essas avaliações quadrimestrais desempenham um papel fundamental no monitoramento e na melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador. Por meio delas, é possível identificar boas práticas, compartilhar conhecimentos e promover ajustes necessários, visando sempre aprimorar a qualidade da atenção à saúde do trabalhador em todo o território nacional.

 

Créditos: Prefeitura Municipal de Curitiba

segunda-feira, 15 de maio de 2023

1º Encontro do Programa Turismo Futuro Brasil conclui agenda em Curitiba


 

Lideranças, técnicos, prefeitos e especialistas do setor de turismo das cinco regiões do Brasil concluíram, nesta sexta-feira (12), as visitas técnicas, debates e trocas de experiências com foco no desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). As atividades do dia foram realizadas na Fecomércio PR e contaram com a apresentação do trabalho realizado no DTI de Curitiba, que reúne os setores público, privado, instituições de ensino e comunidade.

O grupo realizou visitas em pontos estratégicos que trabalham com o assunto na capital paranaense, como o Mercado Municipal, a Fazenda Urbana, o Jardim Botânico e o FabLab, modelos que conectam as pessoas com a cidade e trazem novos significados para ambientes públicos. A coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia, explicou que a vivência possibilita que os gestores tenham acesso a ações que podem ser replicadas incluir em suas cidades.

“Essa aproximação permite que os gestores dos 12 municípios possam criar uma rede onde as experiências, desafios e soluções locais possam ser compartilhadas e percebidas, a fim de promover melhorias para suas regiões. Com a continuidade do programa, vamos seguir ao lado dos participantes para contribuir na execução de ações que possam fortalecer os DTI”, afirmou.

A ação teve como foco promover a troca de conhecimentos e experiências entre os destinos turísticos brasileiros participantes do programa, por meio de uma agenda institucional, vivencial e técnica.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), Tatiana Turra, apresentou o DTI de Curitiba, explicou sobre a formação do grupo na capital paranaense e a identificação de diferentes pontos de atuação.

“Realizamos visitas técnicas para espaços conhecidos de turismo, mas nós vamos um passo à frente, ir além do olhar para os atrativos turísticos e ver também como os ambientes presentes na cidade podem servir ao turismo dentro desse processo”, pontuou.

 Outro ponto da programação foi realizado, na quarta-feira (10), com a assinatura do termo de compromisso do Programa Turismo Futuro Brasil, uma parceria entre o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o propósito de estimular o desenvolvimento dos destinos e negócios em 12 cidades brasileiras.

“Quanto melhor for a cidade para quem mora, mais acessível e disponível será para o turista. Estamos trabalhando com o objetivo de ampliar a interação e integração do visitante durante toda a jornada, para que isso possa melhorar a experiência do turista e do morador local”, ressaltou a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez.

O vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo César Nauiack, indicou a necessidade de dedicar esforços ao assunto.

“O pertencimento do comércio, do turismo e dos serviços é fundamental. Reforçamos o comprometimento da Fecomércio PR em ampliar as ações do turismo e de estar presente nesse ecossistema”, completou.

O prefeito de Penedo (AL), Ronaldo Lopes, ressaltou os 387 anos de história do município e de como isso, ao lado dos espaços culturais da cidade, possuem valor para atração de investimento.

“Vemos o turismo como grande incentivador à geração de emprego e de renda na nossa cidade. Com a assessoria do Sebrae e do Bid e o intercâmbio entre o nosso grupo, vamos ter a possibilidade de alcançar os objetivos de uma forma mais rápida e mostrar o nosso espaço além das praias da região, conhecidas por todo o Brasil”, indicou.

O diretor de políticas de turismo e inovação da Belotur, em Belo Horizonte (MG), Marcos Boffa, exaltou a necessidade de encontrar meios de movimentar todo o ecossistema.

“Curitiba é um destino estabelecido e essa experiência nos auxilia a conhecer e avançar nos processos. É uma caminhada contínua, onde é preciso manter o fôlego para encontrar as melhores formas de fortalecer a cidade como um DTI. O Programa Turismo Futuro Brasil será um grande apoiador para que possamos seguir com o trabalho”, comentou.

DTI

O Programa Turismo Futuro Brasil é uma parceria estratégica estabelecida entre o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cujo objetivo é apoiar a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação da estratégia de Destino Turístico Inteligente em doze municípios no Brasil.

A estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) será aplicada em: Pirenópolis (GO) e Bonito (MS), no Centro-Oeste; Penedo (AL), São Luís (MA) e Recife (PE), no Nordeste; Belém (PA) e Novo Airão (AM), no Norte; Curitiba (PR) e Bombinhas (SC), no Sul; e Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP) e Paraty (RJ), no Sudeste.


Créditos: Portal Bem Paraná

 

Comitês de Bacias Hidrográficas do Baixo Iguaçu e Norte Pioneiro se reúnem nos próximos dias

 Rio das Cinzas, em Arapoti, no Norte Pioneiro do Paraná
Foto: Prefeitura de Arapoti

 

Dois Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná vinculados ao Instituto Água e Terra (IAT) voltam se reunir a partir desta semana. Na quinta-feira (18), às 14 horas, ocorre a 2° Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Baixo Iguaçu. Já no dia 25, também uma quinta-feira, às 9h30, acontecerá a 23ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacias do Rio Cinzas, Itararé, Paranapanema 1 e 2 – CBH Norte Pioneiro.

Os encontros terão transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná. Para acompanhar, basta acessar Baixo Iguaçu e Norte Pioneiro.

A plenária do Baixo Iguaçu contempla as seguintes pautas: posse do novo representante do comitê; aprovação da minuta da ata da 6ª Reunião Ordinária; eleição do 2° vice-presidente do colegiado; apresentação com o tema: Diretrizes para Controle de Cheias e Plano Diretor; aprovação da logomarca do Comitê; além de espaço aberto para assuntos gerais.

Já a reunião do CBH Norte Pioneiro, a primeira em 2023, tem como objetivo apresentar a revisão do regimento interno do Comitê e a discussão para criação do grupo de trabalho para Unidade Especial de Gestão do Rio Cinzas.

COMITÊS – Os comitês são responsáveis pela gestão das políticas públicas referentes aos usos dos recursos hídricos, a fim de garantir água em quantidade e qualidade para a população, além de preservar seu entorno e a biodiversidade.

O IAT é o órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos e desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, fornecendo apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva deles. Os grupos têm poder normativo, deliberativo e consultivo e é composto por representantes do poder público, usuários da água e sociedade civil.

 

Créditos: Agencia Estadual de Notícias / AENPR

Governador apresenta a empresários de Portugal novos potenciais do Paraná

 Foto: Jonathan Campos/AEN

 

A missão internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior chegou nesta semana em Portugal. A série de encontros com empresas, investidores e diplomatas para apresentar as oportunidades de negócios no Estado começou com mais uma edição do Paraná Day e uma visita ao embaixador brasileiro em Portugal, Raimundo Carreiro, nesta segunda-feira (15).

O Paraná Day reuniu empresários portugueses, representantes de startups, prefeitos e lideranças políticas e foi organizado pela Conexão de Negócios Paraná-Lisboa, Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e Invest Paraná.

O governador apresentou o megapacote de concessões rodoviárias do Paraná, que prevê investimentos de mais de R$ 50 bilhões nos próximos anos. Ratinho Junior lembrou que, na última sexta-feira (12), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o edital do primeiro lote de concessão, cujo leilão está marcado para o dia 25 de agosto na Bolsa de Valores. O lote inclui 473 quilômetros de rodovias entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais, com investimentos previstos de R$ 7,9 bilhões. 

Dividido em seis lotes, o programa vai repassar à iniciativa privada, ao todo, 3,3 mil quilômetros de estradas estaduais e federais. O segundo também deve ir a leilão no próximo semestre, com 605 quilômetros de extensão. “Estamos preparando o maior projeto de concessões rodoviárias da América Latina, o que representa uma oportunidade para investidores do mundo inteiro. Só com os dois primeiros lotes, estamos falando de R$ 19 bilhões de investimentos, podendo chegar a R$ 55 bilhões em todos os trechos”, ressaltou Ratinho Junior.

“E é um pacote inovador, inédito no Brasil. Há três anos fiz uma proposta ao governo federal de fazer um projeto de concessão que une as estradas estaduais junto com as rodovias federais, o que chegou a esse grande programa, com 3,3 mil quilômetros no total”, explicou o governador. “Também invertemos a lógica do que normalmente acontece em concessões rodoviárias, para que os investimentos aconteçam nos primeiros anos de contrato, em benefício da população, do usuário e do setor produtivo paranaense”.

Ele também citou a Nova Ferroeste. O Paraná pretende viabilizar a construção de 1.567 quilômetros de ferrovias entre a região Sul e Centro-Oeste. Maior projeto férreo em andamento no Brasil, será o segundo maior corredor de grãos e contêineres refrigerados do País. A estimativa é de que 70% da carga que será transportada será para a exportação, melhorando a balança comercial do Estado e do País, além de gerar 300 mil empregos diretos e indiretos.

OUTRAS ÁREAS – Além do projeto logístico, o governador destacou os potenciais do Paraná em outras áreas. Ele citou o setor do turismo, que é uma área estratégica para o Estado. “As Cataratas do Iguaçu estão entre as Sete Maravilhas da Natureza, e é apenas um entre as centenas de atrativos que temos no Paraná. Queremos ser a porta de entrada do turista europeu, do turista português, no Brasil, recebendo muito bem quem visita o nosso Estado”, disse.

Outra área de interesse é o setor de inovação. Com projetos para fortalecer o ecossistema de inovação em todo o Estado e tornar o Paraná um celeiro de talentos na área, Ratinho Junior vê Portugal como um parceiro estratégico também nesse setor. "O Paraná tem parques tecnológicas, sete universidades estaduais, uma grande empresa pública de tecnologia, a Celepar, startups consideradas unicórnios e polos regionais de inovação. Toda essa expertise pode se conectar a iniciativas europeias nos próximos anos", afirmou. 

Além disso, o Estado busca fortalecer as relações comerciais com o país e todo o continente europeu. “Temos uma relação de longa data com Portugal, que pode ser a porta de entrada para os produtos paranaenses na Europa. É um continente estratégico, que conta com uma população de mais de 746 milhões de pessoas que têm um grande poder de compra”, ressaltou o governador. "Nós temos uma boa relação comercial com o continente e podemos expandir os negócios".

O Paraná exportou US$ 116 milhões em produtos para Portugal em 2022. Houve um crescimento de mais 200% em relação a 2021 (US$ 37 milhões). Os principais produtos foram cereais, açúcar bruto, óleos essenciais e resinóides, produtos químicos, madeira compensada e carne de frango in natura. O Paraná é o quinto maior exportador brasileiro para Portugal (era o nono lugar em 2018) e o terceiro maior importador de produtos portugueses para o Brasil.

Segundo Jorge Callado, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o aumento expressivo das exportações paranaenses para Portugal reflete a competitividade local. "Para o ano de 2023, as expectativas são ainda melhores, devido à produção agrícola recorde, que, por sua vez, garantirá maiores excedentes exportáveis", afirmou.

EMBAIXADOR – No encontro com embaixador brasileiro em Portugal, Raimundo Carreiro, Ratinho Junior defendeu a criação de um mercado comum de inovação entre Brasil e Portugal, tendo o Paraná como porta de entrada, uma vez que a Celepar já tem um escritório de representação em Lisboa. Ele também destacou que o Estado pode participar de programas de intercâmbio com o país europeu em diversas áreas, como cultura, educação e ações de sustentabilidade. 

MISSÃO INTERNACIONAL – Portugal é o segundo destino da missão internacional paranaense, a segunda realizada neste ano. Na semana passada, a comitiva cumpriu uma ampla agenda nos Estados Unidos para apresentar os potenciais e buscar novos investimentos para o Paraná. As autoridades locais seguem no país europeu até a terça-feira (16).

Em março, Ratinho Junior também liderou uma missão para o Japão e a Coreia do Sul, com o objetivo de abrir mercado para a carne paranaense nos países asiáticos. A agenda internacional trouxe bons frutos para o Estado, com a confirmação de investimentos da multinacional multinacional japonesa Sumitomo Rubber e da empresa sul-coreana Phycoil Biotechnology.

PRESENÇAS – Participaram do evento em Lisboa os secretários Marcelo Rangel (Inovação, Modernização e Transformação Digital), Marcio Nunes (Turismo) e Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços); o secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, João Pedro Guimarães; o secretário de Tecnologia e Inovação da Embaixada Brasileira, Flávio Riche; os presidentes Invest Paraná, Eduardo Bekin; da Celepar, Gustavo Garbosa; da Fundação Luso-Brasileira, Paulo Campos Costa; da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa; o diretor de Projetos da Invest Lisboa, Diogo Ivo Cruz; o CEO do banco BNI Europa, Victor Barbosa; o deputado estadual Gugu Bueno; e o diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco.

 

Créditos: Agencia Estadual de Notícias / AENPR

Fale com o The keey's

Nome

E-mail *

Mensagem *